sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Mundo Misterioso


Cidadãos, este missivista que vos reporta fatos políticos e eventos relevantes para nossa cidade, entre alguns rabiscos de Poesias próprias, para passar o tempo, resolveu abrir espaço para este nosso 'Mundo Misterioso'. 

No capítulo de hoje, tratarei brevemente sobre um sinal de rádio, que desde os tempos da 'Guerra Fria' é transmitido na ex-União Soviética. Trata-se uma transmissão, um tanto, bizarra, pois possui um pequeno e monótomo sinal, que se repete a uma taxa, aproximadamente, de 25 tons por minuto. Durante as 24 horas do dia!

Tal estação, que ganhou a alcunha "The Buzzer" ('A Campainha') tem o nome UVB-76 (ou MDZhB) e transmite em ondas curtas, na freqüência 4.625 kHz.

A estação tem sido acompanhada desde 1982 e raramente o sinal é interrompido, é quando ocorre uma transmissão de voz, em russo! Apesar da facilidade para o entendimento de línguas estrangeiras, se alguém falar em russo perto de mim, acharei que está falando grego! Bem, voltando, afirma-se que a mensagem falada deixa tudo ainda mais absurdamente misterioso, pois são recitadas breves seqüências de números e palavras, muitas vezes, nomes russos, como "Anna, Nikolai, Ivan, Tatyana, Roman..." e por aí vai. Parece-me, obviamente, tratar-se de alguma espécie de código, contudo - até agora - ninguém sabe seu significado. Assim como ninguém sabe os porques de emitir apitos e números há tanto tempo. Claro, com o passar dos anos, mais pessoas se viram obcecadas em desvendar o mistério dessa rádio. Existem várias especulações sobre a existência da estação, mas o verdadeiro propósito ainda é desconhecido.

A rádio transmite um som vibrante que dura 0,8 segundo, pausando por 1-1,3 segundos, repetindo-se de 21 a 34 vezes por minuto. Um minuto antes antes de cada hora, o tom de repetição é substituído por um tom contínuo, o qual continua por 1 minuto até que o tom de repetição volte a soar. No entanto, se tem conhecimento de que entre às 07:00 e 07:50 (GMT), a rádio transmite com baixo consumo de energia, provamente, seria durante a manutenção do trasmissor. O som gerado pela estação, lembra um chiado igual ao de um rádio, acompanhado de um rápido barulho de 'navio'.

Parte do mistério que paira sobre a UVB-76 é que ela ainda existe! Atravessando as inúmeras mudanças que o país enfrentou, a estação continuou perturbadoramente constante.

E assim continuou até o dia 5 de Junho de 2010, quando, subitamente, o zumbido cessou. Sem informes, sem explicações (?). Só o silêncio... No dia seguinte, a trasmissão voltou. Após um misteriosa seqüência de ruídos estranhos, os ouvintes perceberam que a tal 'campainha' não era um som automático transmitido e sim, um dispositivo que gerava o ruído ao vivo numa sala de transmissão! Nesse dia, parecia - aos ouvintes - que haveria alguém naquela sala. Muitos acharam que o mistério seria revelado. Mas não foi o que aconteceu.

Bem, para os curiosos, fica aqui o link para uma das inúmeras publicações no "iultubi":

https://www.youtube.com/watch?v=-2EKWgTNEYU#t=46

Ah, aqui está o link para a transmissão de voz:

https://www.youtube.com/watch?v=YatKCf42TrM#t=72


Antes de publicar, pensei que alguém - certamente - se perguntaria: "Mas ninguém foi até lá para descobrir?" Afinal, é relativamente fácil seguir um sinal de rádio até sua origem... Sim, Cidadãos, teve gente que partiu em busca da tal rádio misteriosa e vasculhou a Rússia atrás do sinal. Após um longo tempo de pesquisa, alguns grupos, amadores, de pesquisa, descobriram que o sinal emanava de uma pequena cidade militar perto da aldeia de Povarovo. Há cerca de 30 anos, os soviéticos construíram uma estação de ondas curtas nas cercanias de Povarovo, a 40 minutos ao noroeste de Moscou e após o colapso da União Soviética em 91, revelou-se que toda Povarovo era controlada por militares e que tudo que acontecia por lá seria "Top Secret". O fato de ser "top secret" talvez explique porque até hoje o governo se nega a reconhecer a existência da rádio e afirmar que não ter nada a ver com as transmissões".

Bizarro, mas... E você? Depois do que leu e ouviu, do que você acha que se tratam tais transmissões? Pra mim, muita coisa estranha acontece por lá... OVNIs e/ou meteoros que explodem acabando com grande área da Sibéria e/ou com inúmeras vidraças como nas últimas imagens, transmitidas pelas tevês do mundo todo... Vai saber...


Nenhum comentário:

Postar um comentário