terça-feira, 8 de outubro de 2013

Black Bloc


Cidadãos; como o movimento Black Bloc é relativamente novo em nosso país, a mídia e a grande maioria das pessoas não consegue compreender o que o grupo pretende ao marcar presença de forma corajosa, enfrentando a Polícia e causando depredações durante as manifestações. Sim, há um padrão, há um porquê, embora pareça aleatório e para muitos indesculpável; não se trata de baderneiros a serviço do 'Tio Sam' com o intuito de desestabilizar o governo, como muito se falou nas redes sociais.



Os Black Blocs não são manifestantes, eles não estão nas ruas para protestar, mas sim, para tomar ações diretas contra o que consideram "Mecanismos de Opressão". As ações tomadas pelo grupo visam causar danos materiais às instituições que vêem como opressivas (seja a Polícia ou bancos) e se consideram parte de um grande teatro, uma "ilustração dramatizada" (como afirmam em um vídeo "institucional"), para demonstrar que mesmo frente à face de um estado policial esmagador, as pessoas comuns ainda tem o Poder. Para os Black Blocs, os policiais e bancos não são tão poderosos como tentam nos convencer e querem nos lembrar que está ao nosso alcance contra-atacar. Para os militantes do grupo, essas são "lições vitais" - agora mais do que nunca - para que as pessoas se lembrem que aqueles que estão no poder é que devem temer o povo. Aliás, eles temem o povo, vandalizam nossa Educação, depredam os cofres públicos, contando com o poder do Estado para se manterem a salvo; entretanto, imagino o que fariam se um dia, a própria Polícia compreendesse que aqueles que defendem, são inimigos do povo e da própria Polícia. São os verdadeiros criminosos.


É consenso que os governantes parecem enxergar o povo como uma massa dócil e fácil de controlar, eles perderam o medo saudável. Para o Black Bloc, o protesto de militante é um esforço para manter viva a ameaça, de uma forma que os protestos pacíficos jamais conseguirão.



 "O quão mais nos esquecermos do nosso poder de contra-atacar aqueles que nos dominam, mais completa a dominação que exercem se torna!"


E é por isso que lutam. Você pode não concordar com o que fazem, mas não pode ignorar a lógica do discurso.




Apesar de não apoiar a violência, não posso me ausentar do raciocínio óbvio que escutei de um amigo advogado quando discutíamos o assunto 'Black Bloc': "O sujeito é violentado pelo Estado das mais variadas formas; vive uma vida miserável, enfrenta inúmeras dificuldades no dia-a-dia, vê seu imposto garantir mordomias e favorecimentos para uns poucos, enquanto sofre nas filas dos hospitais, nas abordagens policiais, nas escolas abandonadas pelo governo. Eu entendo o sujeito se revoltar violentamente. Eu já trabalhei na Defensoria Pública, muito aprendi sobre a vida dessas pessoas, então não consigo me enxergar exigindo que uma pessoa que passa por tanta coisa ruim manifeste-se pacificamente, eu não tenho esse direito, ainda mais eu que sempre tive uma boa vida; o Estado criou o monstro e quer obrigá-lo a aceitar tudo passivamente, isso não existe, uma hora o monstro se revolta".


"A Honra é como o falcão, às vezes precisa de capuz"

(Watchmen)

2 comentários:

  1. Realmente, pegou bem os ideais da estratégia black bloc e porque existem de forma simplificada e fácil de se entender

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Luís Felipe, a idéia é sempre simplificar para um maior entendimento.

    ResponderExcluir