quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A longa espera


Cidadãos; interessantíssimo observar que algumas coisas na Câmara Municipal de nossa cidade andam na velocidade de um Martim 'Bolt', por exemplo as últimas sessões, nas quais  tivemos o tempo de nos acomodarmos nas cadeiras para escutarmos que a sessão havia chegado ao fim! Sim, quem teve a oportunidade de acompanhar os trabalhos em nossa Casa de Leis, certamente surpreendeu-se com as sessões a toque de caixa dos últimos dias.


Enquanto toda essa celeridade na condução dos trabalhos daquela casa nos surpreende, muito mais surpreendidos ficamos com os entraves, as famosas "burrocracias", para termos acesso a solicitações relativamente simples, como o requerimento para recebermos uma mísera cópia das filmagens da Audiência Pública do Transporte, o qual, mesmo contando com a intercessão do Vereador (Prof.) Eric (que afirmou ter assinado junto do requerente e entregue naquela Casa), se arrasta vergonhosamente.


Como podem perceber, há um nítido contraste entre a velocidade martiniana na condução dos trabalhos daquela Casa, com a lerdeza 'burrocrática' típica do pior da política tapuia, a qual com sua notória morosidade, tenta cansar e demover os cidadãos de terem seus pedidos atendidos. Isso é uma Vergonha! Por que não atender um pedido simples que não requer mais do que uma 'canetada' do responsável? Por que toda essa lerdeza para atender o simples pedido de um Cidadão?


Devo lembrar que já foram apresentados requerimentos antes, mas as respostas foram as mais estapafúrdias, pois na primeira, o pedido foi rejeitado porque deveria estar endereçado ao Presidente da Câmara, que é um lugar tão grande que certamente se perderiam no caminho de seu gabinete se no requerimento não vier expressamente para quem está destinado. E teve também a rejeição por conta do pedido fazer referência a sessão, mas foi alegado que não era sessão e sim Audiência Pública! Esse pessoal ri do povo na maior cara-de-pau!


"Ôpa, não está escrito que deve ir para o Gabinete do Presidente, então - mesmo sabendo que é da competência dele aprovar ou não - vou perguntar para cada um dos assessores, para cada um dos Vereadores, pro Secretário, para o Vice-Presidente (e ao final:); ah, é para o Presidente que devo levar sim, mas como não está destinado a ele, não vou levar não..."


Segue abaixo uma cópia do requerimento apresentado, tudo feito dentro dos conformes, mas ainda assim, preso na lerdeza.



Requerimento nº           / 2013



Assunto: . Material Audiovisual dia 08/Agosto/2013- “Audiência Pública - Transporte Público”



Eu, ________________________________________, RG _________________, Munícipe de 
Pindamonhangaba, venho por meio deste ofício, solicitar ao Presidente da Câmara dos Vereadores, Ricardo Piorino e à Câmara dos vereadores, localizada nesta cidade de Pindamonhangaba na Rua Alcides Ramos Nogueira nº 860, Loteamento Real Ville, Mombaça, conforme o artigo 267 do Regimento Interno da Câmara e conforme a Lei Acesso à Informação nº 12.527/2011, uma cópia da íntegra completa do material audiovisual gravado na “Audiência Pública - Transporte Público” no dia 08 de Agosto de 2013, pela equipe de filmagens da câmara. O mesmo material exibido durante a audiência daquele dia. Salientando que todo o material cedido será usado em benefício da população do município, visando incentivar maior participação da população as decisões pertinentes à cidade. 


Nesta oportunidade, aproveito para parabenizar a eficiência dos vereadores em atender as demandas e necessidades que a população de Pindamonhangaba vem apresentando nos últimos momentos. 








_____________________
Assinatura do Solicitante







                                                                                                         Contato: 





Será que dessa vez vai? Será que o pedido será atendido? Essa história já vem se arrastando por um bom tempo; o povo cobra a mesma celeridade do Vereador serelepe em seus requerimentos, aliás, nosso veloz representante deveria ser o responsável para dar andamento a tais solicitações, afinal, com ele é 'vapt-vupt'!

Para ficar mais claro, "eles demoram para responder", diz um solicitante, "se o requerimento foi aprovado ou rejeitado; se for o caso - por exemplo - de um vídeo, depois de aprovado, tem o tempo de gravação, que é de acordo com o que eles quiserem", completa.

As respostas para pedidos de acesso às licitações são ainda mais absurdas, mesmo sabendo que existe, por Lei um tempo máximo de 15 dias para ter o requerimento respondido; ao ser questionada, uma funcionária disse que não tem tempo exato, mas assim que respondessem a solicitação, ela ligaria para avisar.

Talvez os 15 dias sejam contados apenas por cada Segunda-feira!

Ou a funcionária desconhece o tempo determinado pela Legislação ou já está alertando para esperarmos sentados.

2 comentários: