quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Geraldo, desta vez é pela Educação!


Cidadãos; o motivo por trás do nascimento deste blog foi a indignação que nos uniu quando resolvemos ir às ruas de Pindamonhangaba, cidade-natal do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, em repúdio a violência descabida e desproporcional da Polícia Militar contra manifestantes pacíficos e Jornalistas nas manifestações do Movimento Passe Livre na capital. Nós, os organizadores estávamos apreensivos, afinal, trata-se de uma cidade notoriamente atucanada, que vê no Governador uma espécie de ídolo, intocável e admirável, ainda que extremamente distante. 

Sabemos, hoje, que o Governador não aprendeu que se ele bate, nós multiplicamos, mas - talvez - a grande mídia tenha percebido, porque a blindagem que proporciona a Alckmin coíbe a veiculação da truculência de sua PM contra Jornalistas e estudantes, fato que só poderá mudar se tivermos casos da Polícia bater no Jornalista 'errado', no caso, algum empregado por empresas da grande mídia. Abaixo, um link para uma matéria sobre a repressão da Polícia Militar de Alckmin contra estudantes:


Pois bem, nossa manifestação ficou marcada para sempre na História de Pindamonhangaba e de todos os envolvidos, seja na organização, seja anonimamente participando do protesto, todos que estiveram presentes demonstraram uma visão de mundo, de humanidade, muito maior do que aquela daqueles que nos 'representam'. Demos uma aula de civilidade e ativismo que jamais será esquecida; porém, o que parece ter sido esquecido é a nossa vontade de vermos um futuro melhor para todos - em parte - fruto de pequenas disputas pelo papel de "líderes" de um movimento sem líderes, o que causou episódios desabonadores de uma rebeldia de causas difusas.

Aqui está a página do primeiro evento, vejam os números, explicitam bem a quantidade de pessoas atingidas pela indignação causada pelas cenas de brutalidade nas ruas da capital (aviso que a descrição do evento está alterada, pois tentei utilizar aquele mesmo evento para convocar os antigos participantes, não deu, rs): 



Desta vez, nos preparamos para voltar às ruas pela Educação, pelos Professores e alunos da rede pública estadual, contudo, para entender nossos motivos, preciso deixar aqui algumas informações pertinentes para auxiliar as pessoas a compreender porque nosso novo protesto se faz extremamente necessário.

Em primeiro lugar, devo salientar aqui que estamos sempre discutindo sobre a Educação e seu papel transformador na vida das pessoas, de sua importância na construção de um país melhor; discutimos, debatemos, falamos muito, agora chegou a hora de nos mobilizarmos novamente e levar às ruas o que todos já sabem e que por falta de veículos para externar nossa indignação com os rumos da Educação no Estado mais rico do Brasil, um Estado onde, diga-se de passagem, não poderíamos esperar menos do que o melhor ensino público do país, no mínimo.

Vamos lá.

VOCÊ SABIA?

Que, com a desculpa de que servirão para fazer policiamento em estádios de futebol e a combater incêndios, o Governo do Estado de São Paulo adquiriu seis blindados israelenses pela bagatela de 30 milhões de Reais? 


Claro, algo super útil em um país onde os torcedores levam seus fuzis para acompanhar partidas de seus times do coração e, óbvio, nada como combater incêndios com blindados que chegarão após os bombeiros e seus caminhões bem mais leves (por não serem blindados). Ninguém fala, mas o que se espera desses blindados é a intimidação que podem proporcionar com sua presença em eventos, principalmente, manifestações. Procure qualquer Professor do Estado e pergunte sobre a forma de diálogo do Governador. Lembro-me que pareceu bizarro num Estado onde impera a falta d'água, nosso Governador ter comprado blindados com canhões d'água para dispersar manifestantes.

Continuando:

VOCÊ SABIA?
Que o Governador assinou Folha, Veja e Estadão para as escolas públicas paulistas por módicos 3,8 milhões de Reais? E, só para ilustrar, já viu a Veja falando mal de sua gestão? Eu já, mas é algo tão raro que até parece que nunca. E leu a defesa ao Governador na época da greve dos Professores, que a Folha de São Paulo expressou em seu Editorial (opinião daquele veículo), inclusive se utilizando de dados falsos rapidamente refutados pelos Professores e ignorados pela grande mídia?



E como diz o texto: SEM licitação.


VOCÊ SABIA?

Que o Governo do Estado de São Paulo paga 70 mil Reais ao mês a um blogueiro conhecido por atacar o governo petista? Não?! Leiam e releiam esta matéria que expõe relações, no mínimo, suspeitas entre a empresa do blogueiro e a Secretaria de Comunicação. 


VOCÊ SABIA?

Que o Governador despejou hum milhão e quinhentos mil Reais nara seu correligionário em revistas desconhecidas do grande público, entenda melhor:


Eu poderia continuar a despejar aqui inúmeros casos de mal-uso de dinheiro público, entretanto creio que já dei a entender para onde essa conversa está sendo direcionada, certo? Então continuemos com outras notícias que não receberam a total atenção dos paulistas.

Por exemplo, você sabia que Professores paulistas denunciaram Alckmin à O.N.U.? Veja os motivos, você vai ficar de cabelo em pé!


Também vale a leitura: 


E este vídeo? Você assistiu?! Deveria, deu-se em debate antes das eleições do ano passado...




Depois de tudo que escrevi, dos links que disponibilizei, aviso que foi pensado apenas para convergir sobre a tese de doutorado da Economista Kalinca Léia Becker, que nos revela o óbvio, ao investirmos em Educação, reduzimos a violência, então, se você se preocupa com o aumento da violência, logo entende que esse aumento veio com a diminuição dos investimentos na Educação! Que veio na esteira do sucateamento das escolas públicas estaduais paulistas (o mesmo raciocínio serve para outros Estados, lógico). Pois bem, temos ainda que levar em consideração que nosso Governador - ao que tudo indica - prefere construir presídios ao invés de construir escolas (lembre-se de que seu partido apoiou em peso a Redução da Maioridade Penal, uma forma de lavar as mãos sobre tema complexo e intimamente ligado ao sucateamento das escolas públicas: 
http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2015-07-04/por-que-o-psdb-apoiou-em-peso-a-reducao-da-maioridade-penal-na-camara.html), pois bem, voltemos a tese de Becker que pode ser lida neste reportagem da Agência USP de notícias: http://www.usp.br/agen/?p=138948

Após todas essas informações, qualquer pessoa, independente de posicionamentos partidários, acredito, colocará a mão na consciência e irá às ruas, pois todos queremos um futuro melhor, mais digno e civilizado, portanto, a hora de cobrar é agora, para que não nos lamentemos depois. Não podemos mais ficar tão presos à internet e acreditar que nossas "manifestações de sofá" nos farão ser escutados pelos detentores do poder e, claro, agindo assim, apenas os estamos empoderando, estamos dando carta-branca para mais desfaçatez, mais descaramento, mais violência e duvido que seja isso que até eleitores de Alckmin desejam.

Pindamonhangaba tem o dever em dobro de se levantar para cobrar o Governador, nós - hoje - sabemos que nossa manifestação de 2013 ecoou em seu Palácio, portanto, devemos agora, nos unir como Cidadãos envergonhados com a atual situação da Educação em nosso Estado.

Então, vai deixar passar batido?

Muitas cidades estão se mobilizando e nós? Veja exemplos:

Ribeirão Preto


Leme



Itaquaquecetuba



São Paulo


Então, vamos participar, vamos chamar amigos e familiares, alunos, Professores, da rede pública, da rede particular, vamos nos dar as mãos e lutar por um ideal que se refletirá em em nosso futuro.

Estão todos convidados para se manifestarem, convidem os amigos, espalhem a notícia, informem as pessoas sobre o que você leu neste blog, o assunto é pertinente, é importante demais para termos tão fraca adesão.


Pra finalizar, ouça o que os alunos tem a dizer, vai se surpreender em como os jovens de hoje estão muito mais preparados para a discussão séria e sadia do que muitos adultos.


Amigos, é impossível aceitar que não entendamos o tamanho do problema causado pela gestão tucana na Educação do Estado de São Paulo; pindenses, nós temos um papel importante nessa história, temos uma responsabilidade enorme na mudança dessa política perversa. E não interessa seu posicionamento político, a causa da Educação é muito maior do que qualquer partido. Da mesma forma que vi petistas se manifestando contra as medidas até agora sinalizadas por Dilma Rousseff, quero ver tucanos se manifestando contra essa política perniciosa de Geraldo Alckmin. 

Se omitirão? Espero, sinceramente, que não.

E para incentivar os alunos das escolas estaduais pindenses, veja o que estes alunos fizeram!






Pinda: VEM PRA RUA, porque depois de tudo o que você leu, viu e ouviu neste texto, certamente tem o respaldo para gritar novamente: GERALDO ALCKMIN, PINDA TEM VERGONHA DE VOCÊ!

E olha que nem toquei no assunto: Fechamento de escolas... Mas, ok, vamos lá:

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/10/alunos-de-sp-sao-informados-sobre-fechamento-de-escolas-estaduais.html

Pra mim é óbvio, mais investimento na Educação, MAIS escolas, REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA. Por que os tucanos, que geralmente se gabam que os petistas são burros querem o fechamento de esscolas? Por que querem o aumento do número de presídios? Só pode ser esse o motivo, aumenta-se a violência e pessoas em idade escolar vão para os braços do crime e, presos, serão julgados como adultos. Quando se diz que esses jovens são vítimas da sociedade, bem, isso está até certo ponto correto, pois nós todos somos cúmplices e vítimas, principalmente se nada fizermos para deter essa sanha tucana de sucatear, dividir e fechar escolas. PENSE NISSO.

P.S.: Convite aberto para todas as Apeoesps da região, venham conosco engrandecer esta manifestação na casa do Governador! Serão bem-recebidos, pela Tropa de Abraços, não de Choque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário