quinta-feira, 2 de julho de 2015

Vitória?

Cidadãos; é realmente estarrecedor perceber a quantidade de pessoas felizes e comemorando o maior retrocesso imposto ao nosso país desde a escravidão; fico pensando sobre o que as compele, o que as leva a demonstrar uma felicidade tão intensa por saber que a Redução da Maioridade Penal em nosso país foi aprovada? Vira e mexe a palavra sadismo passa pela minha cabeça, mas deve ser mais do que isso, é algo de uma perversão que somente mentes perturbadas poderiam alegrar-se e vangloriar-se, é a exaltação da ignorância, são pessoas atestando que fracassaram como cidadãs sem  o menor pudor. É a falta de vergonha na cara.


Esse não envergonhar-se é revelador do estado em que as pessoas estão em ignorância, em pobreza de espírito e o que é pior, em impotência diante de Governadores que fogem de suas obrigações.


Essas pessoas aceitam o papel de cúmplices de Governadores que entendem que a única maneira de reduzir a violência é construindo presídios e aumentando a força policial (quanto mais violenta melhor); verdadeiros ditadores travestidos de agentes públicos e muitos são aqueles que os apóiam por pura birra infantil, principalmente por considerarem a luta por direitos dos jovens, dos pobres, dos marginalizados e despossuídos, como identificações da esquerda (que tanto odeiam sem nem saber do que se trata) e se lançam no mais puro e cego fanatismo para combatê-las - muitas vezes - sem nem mesmo perceber (quando percebem, fingem que não entendem do que falamos). Para essas pessoas, elas são de direita ou extrema-direita até, mas para mim, não passam de pessoas movidas pelo mais raso senso-comum e para elas, assim como para Governadores como o do nosso Estado, basta apenas seguir na busca pelo que é mais fácil e rápido: punir.




Sim, infelizmente essa é a lógica que hoje essas pessoas comemoram e é nessa lógica que percebemos que essas pessoas se perderam no caminho; é triste observar a estupidez tomando conta de gente que tem o mundo ao alcance de um clique e que, portanto, podem muito bem fazer uma pesquisa e fugir do senso-comum, destacar-se como alguém verdadeiramente pensante, não como mais um bezerro no gado tocado por Cunhas da vida. É simplesmente triste perceber que essas pessoas agem movidas pelos mais superficiais 'conhecimentos Datenísticos' do mundo, presas entre sensacionalismos baratos que nos vendem a ilusão de que o encarceramento de jovens, de repente, salvará a sociedade, que há muito vem se matando silenciosamente.

Sempre digo que esses jovens não são vítimas da sociedade, que a sociedade é vítima da sociedade, mas hoje posso dizer com todas as letras, a sociedade é cúmplice, é omissa, é estúpida, pois não consegue enxergar o quão nefasto é seu posicionamento e como a violência que tanto reclamam é fruto dessa omissão, dessa estupidez!

O texto abaixo foi escrito tão logo soube do resultado e foi postado no meu facebook, servindo de base para esta missiva; o texto foi escrito por mim, num exercício de colocar para fora minha frustração diante dos fatos desenrolados em Brasília, numa noite que entrará para a História como "A Noite de Vergonha Nacional".

Quando se perde uma votação, remenda-se e apresenta-se novamente, fazem-se acordos e deixa-se a estupidez prevalecer, permite-se que o senso-comum estabeleça-se e o povo que quer sangue, que deseja o Mal, que se deixa levar pelo mais baixo sentimento e retrocesso, cuspa na cara da sociedade travestidos de paladinos da Justiça, mesmo que sua perversão esteja estampada em suas faces.




Hoje o Brasil ajoelhou-se perante a ignorância, hoje o Brasil se apequenou, está mais distante da civilização, coroando o discurso dos incompetentes e incapazes e seus delírios mais sádicos.

Hoje, a nação está de luto, agora só falta aprovar a pena-de-morte e linchamentos públicos.

Hoje, chora a Democracia, pois a perversidade a qual foi submetida vingou; amanhã, chora a mãe favelada e o pai que não dispor de meios para contratar os melhores Advogados.

Hoje, o Brasil amanhece manchado pelo Mal. Sim, o Mal existe e está personificado em um ser abjeto que atende pelo nome de Cunha. Hoje, o Brasil é o país dos Demônios. O Mal triunfou, a incapacidade cognitiva venceu. Hoje, o Brasil se envergonha.

323 Demônios, movidos pelas vilanias mais reprováveis, reduziram a maioridade penal, mesmo sabendo de suas conseqüências nefastas, tendo pleno conhecimento de pautarão a política criminal a partir da exceção.

323 Demônios de terno e gravata, como muitos que vemos proliferar na tarefa de roubar dinheiro de pessoas fragilizadas, hoje se reuniram para roubar os últimos resquícios da capacidade de pensar do povo brasileiro.

Eu nunca na minha vida senti vergonha de ser brasileiro, hoje, eles conseguiram, pela primeira e última vez. Hoje, sinto vergonha sim, vergonha de não ter sido capaz de levar um entendimento maior para mais pessoas, de não ter conseguido mostrar aos demais o que é a política educacional do nosso Governador, por exemplo, não consegui unir as pessoas para que se posicionassem contra tanta coisa ruim que vemos como fruto dessa política segregacionista da Educação, onde quem tem dinheiro freqüenta as melhores instituições, quem não tem, é obrigado a se contentar com escolas sucateadas, com Professores vergonhosamente mal-remunerados, com salas de aula abarrotadas... Hoje sinto vergonha de ser uma voz praticamente solitária, pois vejo muitos amigos sucumbirem ao discurso dos Demônios e suas soluções rasas; hoje me entristece ver tanta gente capacitada negando-se a pesquisar a fundo a questão e emitindo os piores conceitos em suas discussões, gente que tem medo de se afogar, portanto só fica na superfície de qualquer discussão.
E o contra-ponto? O contra-ponto a essa amaldiçoada redução tem que vir na cobrança ao Governador do Estado e tem que vir na cidade onde ele nasceu. Quis a redução, agora, INVISTA no jovem, invista nas escolas, nos cursos técnicos, Geraldo. Diz tanto que é um Homem de Deus, AJA como tal.


Portanto, convido a todos os Professores, alunos e quaisquer pessoas que realmente se importam com a juventude, a virem para Pindamonhangaba, a cidade do Governador; não falo de 100 pessoas nas ruas, falo a todos os Professores do Estado, falo a todos aqueles que acreditam piamente que deve-se investir pesado no Esporte, no Lazer, na Cultura e na Educação. Se você é uma dessas pessoas, venha, participe, traga seu cartaz, sua voz e a vontade férrea de ser ouvida.


Será isso uma utopia? Será que somos poucos a nos indignarmos com a facada nas costas planejada e recebida por esse Presidente-Satã? Será que alguém ainda se importa em cobrar, em exigir escolas públicas de qualidade para nossos jovens? Em impor a extensão de programas
como o Jovem Aprendiz, para que não nos tornemos um Estado-Prisão? Será que mais gente teria coragem de se reunir na cidade do Governador e dar o recado mais alto e claro de todos os tempos? O recado de que a solução para a criminalidade entre os jovens deve ser combatida através de políticas públicas realmente voltadas para auxiliar esses jovens em todos os aspectos? Exigir dos Prefeitos a atenção total às famílias que vivem em bairros praticamente abandonados pelo poder público? Quem abraça essa causa? Quem realmente se importa com a violência que toma conta do país e sabe de suas origens na desigualdade, nos lares desestruturados?


Hoje, vou dormir mais triste e um com um mínimo de Esperança de que esse grito fraco de lamento seja ouvido por muitos que vêem o mundo com um olhar do Bem e que essas pessoas se unam, pois a
cidade de Pindamonhangaba é um símbolo e dessa vez, vale até a pena pararmos a Dutra, mas temos que ser milhares, se possível, centenas de milhares. Todos juntos por uma idéia, uma idéia para ser espalhada por todo o país, nas cidades-natal de todos os Governadores. Um ato por um Brasil grande de fato.



Você, que gostou da idéia, convoque seus amigos, fretem um ônibus, dividam a gasolina de seus carros, peguem suas motos, bicicletas, skates, patins e venham pra cá, vamos preparar uma manifestação para ecoar nos corações e mentes de todos. Vamos dar o exemplo. Nós podemos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário