segunda-feira, 29 de junho de 2015

Mudanças




Cidadãos; há tempos venho enrolando para tratar de um assunto pessoal que pode muito bem ser estendido a todos vocês que perdem uns minutinhos para acompanhar minhas palavras acerca deste ou aquele assunto; esta noite, resolvi abordar as mudanças que passei após as manifestações de Junho de 2013, que alguns chamam de "As Jornadas de Junho" (que, na minha opinião, é um nome tosco).

Pois bem, apesar de sempre ler jornais pela manhã (aprendi com meu pai), nunca dei a devida atenção à Política em nosso país, claro, estava por dentro por acompanhar alguma coisa, mas sem realmente ir a fundo e mesmo aproveitar a sabedoria dele. Porém, o fato de ter facilidade em guardar informações, me é de grande valia, principalmente nos dias de hoje, onde muita gente se 'esquece' de fatos do passado e faz de conta que nunca aconteceram (claro que não deixo quieto, sou daqueles que procura a informação e a posta para o desespero - e desdém - daqueles que se fazem de esquecidos).

Meu papel nas manifestações de 2013 foi ínfimo, apesar de uma certa notoriedade, não fiz mais do que dois amigos que estavam no mesmo grupo que eu, discutindo as prisões arbitrárias de Jornalistas e ataques brutais contra os mesmos apenas por estarem fazendo seu trabalho, que até onde sei, não é o de organizar ofensivas contra policiais, muito menos instigar o ódio contra o Braço Armado da Lei, mas tão somente, em registrar e reportar os acontecimentos. 

Por muito tempo venho observando pessoas falando que vivemos numa Ditadura Comunista disfarçada, fato este surgido após a chegada do PT ao governo e fato esse, mais do que distante da realidade, principalmente quando temos a hombridade de reconhecer que a Polícia Militar do ESTADO de São Paulo, significa que a Polícia Militar não segue ordens da Dilma e sim, do Governador do Estado paulista! Como ocorre em qualquer Estado brazuca, cada Estado tem a sua Polícia Militar obedecendo seu Governador, ponto. É que tem gente que faz de conta que não entende isso e continua tentando fazer com que as demais acreditem que a Segurança Pública da qual tanto falam mal é de responsabilidade única e exclusiva da Presidente da República. Não sei como é que tem coragem de usar esse discurso mais do que furado, mas usam. E parece que funciona, viu?

As manifestações de 2013 revelaram em mim o gosto pela Política, principalmente ao perceber a total incompreensão de muitos acerca da mesma, afinal, o que vemos hoje é o resultado daquele pensamento estúpido de uns 20 anos atrás, que consistia em responder alguma pergunta voltada à política com: "Ah, eu não gosto de política" ou a frase porta-voz da ignorância profunda: "política não se discute"... Traduzindo, pensar assim deu no que deu. Oferecemos abrigo e polpudos salários para pessoas que dizem nos representar, mas só representam a si mesmas, só estão lá para saciar sua sede de poder, seus sonhos de importância e sempre cheios de empáfia e o que é pior, legislam em causa própria, ignoram os anseios da população e estão criaram uma crise de representatividade perigosa e quase surreal (não digo totalmente, porque sei muito bem como muita gente pensa) que assola o país.

Sim, amigos, criamos um monstro e o alimentamos bem com a nossa ausência e ignorância e agora esse monstro está sempre com fome, fome de cargos, de ascensão social, de privilégios e nós, depois das manifestações, revelamos a nossa verdadeira face e ela é bem feia. Hoje não digo que o gigante voltou a dormir e, sim, que entrou em coma profundo, pois os escândalos, os mau-feitos continuam a todo o vapor e toda uma sociedade que se levantou contra os desmandos dos poderosos, mostrou-se apenas capacitada para longos e entediantes debates que não levam à nada! Parece-me que as pessoas se apaixonaram por si mesmas, pelos seus discursos, pelas suas vozes, mas continuam a esperar que alguém faça algo, que alguém se levante e se rebele que apenas observarão atrás de seus monitores cheios de blá, blá, blá; pois mesmo doendo-lhes a verdade, NADA fazem para mudar as coisas, claro, fora falar e falar e falar e falar e falar, ação, atitude são meras palavras e sempre lançadas ao vento, novamente, esperando que inspirem alguém a fazer algo, pois eles mesmos não são líderes de nada, pois o líder dá a cara a tapa, o líder quer sim virar telhado, pois ser pedra é muito fácil.

E foi isso que mudou em mim, cansei de ser pedra, quero fazer mais, quero sair desse blá, blá, blá infinito; sim, eu gosto disto, eu quero fazer mais mesmo! Entretanto, acabo praticamente sozinho, a maioria é daquelas que confirmam presença em evento, falam bem da idéia, mas na hora de se fazerem presentes, nem sinal! Nem a pau, Juvenal! Essas pessoas não ligam para nada, pois só querem ser ouvidas (ou lidas), principalmente se o assunto for briguinha ideológica de fêissebuque, fora isso, não movem uma palha. Escondem sua irrelevância em discursos e não percebem que a falta de atitude demole e, pior, afasta, transforma em piada. Falar é sempre muito fácil (por isso tantos são aqueles que gostam de ser ouvidos, que se apaixonam por seus próprios discursos, pois assim, os demais não percebem que esse pessoalzinho só sabe falar).

Houve uma mudança em mim, que nem eu esperava e vejo-me cada vez mais sozinho na hora de procurar fazer valer a vontade das pessoas e me vejo passando, vagarosamente, para o lado dos 'sem-ação' e quero a todo custo reverter tal situação, pois não é papel digno de Homem ou Mulher que deseja ser um agente de mudança de uma sociedade que dá claros sinais de ter decidido-se a só reclamar. Eu acredito que posso fazer alguma coisa, por isso filiei-me a um partido político, claro, pequeno ainda, mas com muito potencial e principalmente por não ter seu nome no 'Ranking da Corrupção' do T.S.E.. Sim, sou filiado ao PSOL e acredito, após tantos anos em Pindamonhangaba, que a solução para nossa cidade está à esquerda. Tenho consciência de que todos os partidos tem seus defeitos, entretanto, sempre votei - em todas as eleições - em pessoas, não em siglas (ainda que a escolha tenha sido baseada em aspirações pessoais e posicionamentos partidários e na ausência no vergonhoso ranking).

Continuo a convidar as pessoas a participarem das reuniões da Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba, continuo a criar eventos que ninguém vai e que até me envergonham profundamente, pois sinto vergonha de tanta gente que no fêissebuque é tão intensa, tão justa, tão honesta e indignada, mas que chega na hora do vamos ver, nada, se mantém em seus sofás, discursando em grupinhos de internet, na segurança de seus lares e vou percebendo que por muito menos, os jovens em outros países (aqui também tem, mas se comparados ao pessoal da modinha, são apenas alguns 'gatos pingados') vão às ruas e brigam para serem escutados, que brigam para fazer valer seus direitos... Enquanto aqui, estamos no Partido Que Se Dane. Para nossa eterna e indisfarçável vergonha. Péssimo.

Sei que não tenho chances em uma eleição, ainda mais por saber que a cidade não quer uma verdadeira alternância no poder, que é uma cidade que vai no embalo daqueles que tem dinheiro para campanhas ricas e ostensivas, sem contar que com um partido pequeno, as chances diminuem ainda mais, aliás, se quisesse realmente ter uma oportunidade palpável, teria que me filiar ao PSDB, o partido que manda em nossa cidade. E novamente verei as mesmas pessoas assumirem como agentes públicos por estas bandas; gente que está na Câmara desde 1500! E gente que está tentando o lugar do Prefeito desde tempos imemoriais. Então, sou peixe-pequeno e solitário, procurando um Nemo que já foi pescado há muito tempo.

E muita gente seguirá com seus discursinhos de que "ah, mas é assim mesmo" e vai continuar aceitando a não ter a menor relevância na tomada de decisões, continuarão servis, solícitos aos poderosos, claro, mas serão leões na internet e nos debates. Então, prefiro estar sozinho do que desacompanhado, se é que me entendem, não quero pessoas que só falam e nada fazem, quero ao meu lado quem quer fazer e que não tem medo, nem preguiça ou mil e uma desculpas para não se fazer presente na hora da ação. Isso ninguém merece.

Ah, para registrar, eu sempre fui contra lançar-me candidato a qualquer coisa, até que acompanhei a votação que decidiu por não instaurar um processo de cassação contra o Vereador Martim 'Bolt' César (DEM), pego pelo Fantástico e visto em rede nacional, utilizando o carro oficial (público) da Câmara para fins particulares; ah, mas isso me incomodou mesmo, pois ainda que eu tivesse chamado os amigos, a população em geral para se manifestar na Câmara, pouco mais de trinta pessoas estiveram presentes e foram totalmente ignoradas por aqueles que dizem representar os anseios da sociedade, dos eleitores. Porém não nos esqueçamos que novamente fomos cúmplices desse acontecimento lastimável com a nossa não-participação em peso naquela sessão.

Se todo esse pessoal que adora falar e falar e falar tivesse um pouco de vergonha na cara e atitude, não aceitariam e novamente se levantariam, mas não, acho que alguém cimentou o buraco onde enfiaram suas cabeças. 

Ehe, acho que agora é que ninguém votariam em mim mesmo, porque já entenderam que eu quero um povo participativo, aguerrido, que quer ser tratado com respeito e que vai às ruas para cobrar, para exigir respeito por parte de gente que sempre os tratou como gado e a quem sempre souberam temer e "respeitar".

Certa feita um dos 'nobre' Edis de minha cidade, abriu o porta-malas de seu carro, dizendo, "é assim que eu consigo votos" e mostrou-me várias roupas que ele leva para os bairros carentes para angariar eleitores. Eu faço um trabalho que poderia ser visto dessa forma, mas que evito usar a meu favor, tanto que fica mais na responsa das amigas que abraçaram a idéia e, claro, não fico falando em política às pessoas que ajudamos (para os políticos de nossa cidade, estou desperdiçando uma excelente oportunidade, eles não entendem que é um trabalho social para ajudar de coração, não com segundas intenções como no caso do nosso 'nobre' Vereador). Aliás, acho que o povo deve sim aceitar o que essas pessoas fazem por elas em época de campanha, sim, acho que devem, mas devem também, votar em outras pessoas na hora "h", pois seria um recado de que não serão mais compradas! Um recado de que abriram os olhos. Já ouvi inúmeras pessoas falando que o Prefeito paga conta de água, de luz, botijão de gás e até mesmo pinga em bares de bairros distantes, não sei se é verdade, mas seria lindo que essas pessoas se tocassem que ele não o faz apenas pela bondade de seu milionário coração e sim para angariar votos. Queria que essas pessoas entendessem que não tem como políticos desse naipe saberem em quem votamos e, de uma vez por todas, aposentar esse tipo de político, pois aqui, pelo que tudo indica, temos muitos.

Precisamos urgentemente de pessoas dedicadas, que nunca foram agentes públicos, nas próximas eleições e é isso que desejo e é nisso que batalho no PSOL, trazer gente que quer fazer algo de verdade em prol do povo de nossa cidade, gente que tenha uma visão de mundo mais moderna, por isso precisamos dos jovens de Pinda ao nosso lado, filiados ou não, para darmos um basta a um modelo de política que só nos envergonha.

Quer limpar o seu país? Comece limpando a sua cidade... Aliás, comece limpando a si mesmo! Só a sua mudança interior será determinante para uma mudança muito maior. E para o Bem.


P.S.: Ainda não sou nem pré-candidato, não sei se seria aceito pelos colegas de partido, então, nada de achar que estou fazendo uma pré-campanha nesse desabafo, é que hoje, novamente vi o povo de Pindamonhangaba ser feito de bobo pelos Vereadores... E, de boa, me desculpem, mas estou de s... cheio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário