domingo, 29 de setembro de 2013

SOMOS TODOS APAE!


Cidadãos, apesar de tratar basicamente de política neste blog, sempre abrirei espaço para assuntos realmente importantes para Pindamonhangaba, então, é com imenso prazer que trago a vocês uma excelente iniciativa dos jovens da nossa cidade. Trata-se de um evento beneficente em prol da APAE de Pinda, intitulado - acertadamente - "SOMOS TODOS APAE".

O evento acontecerá no Bosque da Princesa no dia 26 de Outubro (Sábado), começando às 10:00 da manhã,se estendendo até às 17:00 horas. Ou seja, um dia inteiro para você comparecer com amigos e familiares, para juntos fazerem parte desta grande família que é a APAE.


Venho acompanhando de perto os esforços dos organizadores desse evento que (a julgar pela determinação e dedicação, das quais sou testemunha) tem tudo para dar certo e se tornar um marco nessa luta que é de todos nós, de toda a sociedade, por um trabalho tão importante e imprescindível na qualidade de vida das famílias de indivíduos verdadeiramente especiais!

O evento pretende reforçar um esforço nacional da entidade, pois uma emenda no Projeto de Lei de 2010 (que prevê ampliar o atendimento aos alunos especiais, incentivando a transferência deles para o ensino público regular), do líder do governo no Senado, José Pimentel, propõe cortar os repasses do Governo Federal às APAES depois de 2016, o que praticamente as obrigará a fecharem as portas.

Segundo Vera Lúcia de Carvalho, Diretora da APAE de nossa cidade, essa lei dificultará ainda mais o trabalho da instituição e dos pais dos alunos, pois a entidade possui uma estrutura que, infelizmente, as escolas públicas não dispõem. Para os organizadores, o evento servirá para trazer a discussão do assunto à sociedade e estimular uma análise mais apurada pelo Governo Federal, que não consultou os pais e profissionais antes de submetê-la a votação. Não podemos esquecer que se tratam de seres humanos, não estatísticas, no papel, na teoria, a idéia é boa, mas no mundo real, na prática, não se sustenta e mais prejudica do que ajuda, pois conhecemos muito bem a situação da Educação Pública em nosso país.Vale lembrar que os profissionais da área alegam que os exemplos de inclusão até agora tem se mostrado ineficientes.

Por isso, nunca é demais lembrar que alunos especiais necessitam de atendimento especial e é isso que eles encontram nas APAES e de graça.

O evento contará com a participação de músicos e demais artistas independentes da região, que se identificam com a proposta apresentada, haverão ainda apresentações, exposições e vendas de produtos artesanais dos alunos da própria instituição. O ingresso será uma camiseta com o nome do evento.

A APAE e os grupos envolvidos convidam todos os artistas independentes da região a exporem seus trabalhos junto aos alunos da entidade.


Parabéns aos grupos Agatóide, Cidadão V e GAEF (Grupo Autonomix de Estudos Filosóficos) pela excelente iniciativa. E pela persistência, afinal, a briga pela aprovação do requerimento pela Prefeitura ainda continua!


P.S.: Quem puder e quiser nos ajudar, sinta-se à vontade; se souberem de amigos que se identifiquem com a proposta, os convidem também! E como faço parte do Cidadão V, aproveito, em nome do grupo, para convidar a todos para juntos abraçarmos a APAE de nossa cidade, afinal:


SOMOS TODOS APAE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário