sábado, 28 de setembro de 2013

Repórter V se apresentando...


Cidadãos, bom dia! Pra começo de conversa, sejam bem-vindos ao meu blog, espero que encontrem informação de qualidade e me esforçarei para trazê-las, com clareza, coerência, coesão e objetividade; sei que não será tarefa fácil, mas assim como o proibido é mais gostoso, posso dizer que dificuldades são o combustível para se fazer bem feito e, sim, adoro desafios e o difícil é sempre mais recompensador.

Agora, me deparo com o mesmo dilema que já afligiu milhares de blogueiros mundo afora... Qual assunto abordar? Talvez o melhor a ser feito no momento, seja explicar melhor a finalidade deste blog. Bem, eu comentei acima que pretendo trazer informação de qualidade, porém, nada disse sobre qual tipo de informação. Ora, vivo em Pindamonhangaba e o que mais me interessa nos últimos meses, é a política de nossa cidade e é, basicamente, com isso que pretendo trabalhar aqui.

Para começar, gostaria de informar que este missivista chama-se Flavio Hernandez; um Jornalista de 41 anos, natural de Curitiba (PR). Estudei na Univap (Universidade do Vale do Paraíba, em São José dos Campos) há longínquos anos e o máximo que trabalhei na área foi no Jornal da Cidade, onde assinei alguns poucos artigos, como estagiário.

Filho de um ex-Auditor - infelizmente já falecido - do Banco do Brasil e uma talentosa Artista Plástica, irmão de uma Empresária, mudei-me para nossa cidade aos 09 anos de idade e, apesar de ter morado em várias outras localidades, por breves períodos (incluindo fora do país!), sempre voltei para cá, pois sempre fui apaixonado pela 'Princesa'. Não dizem que o bom filho à casa torna? Não sou o que se diria um bom filho, mas estou de volta! Explicando: estive morando em Lorena nos últimos anos, trabalhando como Professor de Inglês e cheguei à cidade no início das manifestações em São Paulo; posso dizer que tais protestos me fizeram despertar à necessidade de fazer algo pelo meu país. A gota d'água foi o covarde ataque aos Jornalistas pelos policiais durante os levantes populares. Pôxa, até na guerra os repórteres são tratados com mais civilidade. Ao ver o rosto desfigurado de uma jovem repórter, vítima de uma bala de borracha, me revoltei e, conversando com dois amigos, criei um evento no fêissibuque, o V de Vergonha, cujo alvo era o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, filho ilustre desta terra. "Geraldo, Pinda tem VERGONHA de você" foi o mote, rapidamente adotado por inúmeros jovens. Vale lembrar que eu estava apreensivo em criar o evento, pois poderia ser mal-visto pelos demais habitantes da cidade e era o meu nome como 'Criador do Evento'... Entretanto, qual não foi a minha surpresa ao constatar que o número de pessoas confirmando presença na manifestação crescia assustadoramente... Assustadoramente mesmo, pois eu imaginava que seria uma meia dúzia de 'gatos pingados' e, no entanto, passamos de duzentas pessoas em pouquíssimas horas! Ainda apreensivo, na data estipulada, me locomovi até o ponto de encontro, a Praça Monsenhor Marcondes no coração da 'Princesa'; ao chegar, me deparei com um grande número de jovens, muitos com cartazes, outros com os rostos pintados... Eram jovens de todas as idades, pessoas de bem, revoltadas com a violência policial nos protestos em São Paulo e como progressista que sou, foi um sonho tornado realidade me deparar com tantas pessoas diferentes, pessoas que deixaram de lado suas diferenças pessoais, unidas por mesmo um ideal!

Não sou muito bom com estimativas de público e, confesso, o que me pareciam duzentas pessoas (apesar das mais de 1.500 confirmações), foi veiculado como 300 por uma emissora do Vale, 500 pela Polícia, 600 por outra emissora, 1.000 de acordo com a maioria das pessoas a quem indaguei e mais de 1.000 por uma amiga... Não sei ao certo mesmo, mas certamente eram bem mais do que as duzentas que 'chutei'. Até hoje, o número me é desconhecido. Mesmo que tenham sido mais de 1.000 manifestantes nas ruas, não podemos esquecer que se trata de um número reduzido, ainda mais num universo de 146.995 habitantes (de acordo com o censo de 2010 do IBGE).






A manifestação foi um sucesso, a grande maioria dos participantes agiu com civilidade e não tivemos maiores problemas, foi uma noite inesquecível, onde, por algumas horas, éramos uma única força gritando por um ideal. Tanto foi sucesso que logo surgiram oportunistas querendo ligar suas imagens ao movimento, reivindicando-o para si mesmos e posando como líderes revolucionários da última hora. Triste e totalmente contraproducente. Alguns, logo após já afirmavam nas redes sociais que se lançariam candidatos nas próximas eleições! Inclusive criando grupos na internet utilizando-se das imagens da manifestação que tanta dor de cabeça me deu! E, infelizmente, esses pretensos candidatos, foram ouvidos e acabaram por desvirtuar as manifestações seguintes, que viraram gozação e motivo para pais não permitirem que seus filhos fossem às ruas, pois houve consumo de drogas lícitas e ilícitas, mas outra hora abordarei essas 'micaretações', como ficaram mais conhecidas. Só vou comentar agora que uma fonte, uma pessoa conceituada em nossa cidade, me confidenciou que a idéia de desmembrar o movimento veio de dois Vereadores de Pinda, preocupados com a imagem do Prefeito, mas explicarei melhor em outras postagens.


(passei a noite em claro e, como não conseguia dormir, resolvi criar este blog, ou seja, não estou pensando claramente e aproveito para pedir que desconsiderem erros gramaticais. Ah, o sono está chegando)


Antes de entrar nos assuntos que pretendo abordar, devo comentar que faço parte de um grupo de pessoas que se uniu para acompanhar as sessões da Câmara Municipal de Pindamonhangaba e podemos ser encontrados por lá, todas as segundas-feiras, de olho aberto nos trabalhos da 'Casa de Leis' de nosso município, aliás, esse grupo do qual faço parte, o 'V de Vergonha', hoje também conhecido como 'Cidadão V', é o grupo responsável por uma noite inesquecível naquela casa, a 'Noite das 11 Cadeiras'. Para quem não sabe do que se trata, foi a noite de uma votação que aconteceria na surdina se não fossem por nossos olhos atentos, uma votação que aumentaria o número de Vereadores em nossa cidade, de 11 para 19, numa manobra política para diluir a influência do nosso Prefeito na Câmara. Influência esta exercida através de seu irmão, Janio Lerário e colegas Vereadores "ad aeternum", como costumo me referir. São representantes que desde sempre comandam o Legislativo. Compreensível a atitude desses novos Vereadores, mas somos contrários ao aumento por diversos motivos que não listarei agora, porém, não deixarei de comentar que nos aproximamos dos Vereadores mais jovens, de primeiro mandato, que constantemente eram derrotados em votações que desagradassem a base do Prefeito e nos prontificamos a apoiá-los - se a causa for boa e justa, para o município e cidadãos em geral - em suas reivindicações.

Mudando de assunto, voltando à política local, bem, por enquanto, não tenho muitas novidades para trazer à baila, entretanto, posso me prender aos fatos que vem mexendo com a vida política de nosso município, como o vergonhoso caso envolvendo um político local, o Vereador Martim César. Após a grave denúncia veiculada pelo programa Fantástico, sobre o representante utilizar o carro oficial da Presidência da Câmara para resolver assuntos particulares - como levar a esposa do Vereador para São Paulo, entre outras práticas infames que estão sendo investigadas em uma C.E.I. aberta recentemente - novamente estaremos nas telinhas com um momento embaraçoso para o município e, principalmente, para o Vereador Martim César. O repórter Jonas Almeida, da TV Vanguarda esteve na Câmara durante a última sessão, segunda passada, tentando entrevistar o Edil, que recusou-se a conceder entrevista e escondeu-se após a sessão para, em seguida, empreender tresloucada fuga do prédio. Bem, não deu muito certo, pois o Jornalista e seu câmera foram até a residência do Vereador e lá o aguardaram; como Cidadãos V que somos, tivemos papel importante no que ganhou a alcunha de "caçada", quando saímos desbaratados até a casa de Martim.

Cerca de 5 minutos depois, o Edil chegou em casa (mais tarde soubemos que foi o Vereador Cal quem o 'resgatara' das 'garras da mídia') e ao ser recepcionado pela imprensa, num pique inesperado para um senhor de idade, correu de volta para o carro do amigo e quase foi ao chão, no conhecido 'cata cavaco'. Após o lamentável e lastimável episódio, apelidos singelos, como 'Martim Corredor' e 'Martim Bolt' ganharam o fêissibuque, assim como inúmeras montagens com sua imagem, ora no corpo do Forrest Gump (Corra, Martim, corra!) ou em um  maratonista com o gracioso número 171 na camiseta. Sim, caros Cidadãos, novamente o Vereador Martim César estará nas telinhas, desta vez fugindo de perguntas desconfortáveis, novo vexame, afinal, em cinco mandatos, não saber que é proibido usar um veículo oficial para resolver assuntos particulares é, no mínimo uma afronta à inteligência dos munícipes, que já lhes pagam um gordo salário de mais de 9.000 Reais! Pôxa, ganha isso tudo e ainda quer benesses que lhe são proibidas por Lei? É demais, não?


Ah, antes que eu me esqueça, a fuga do ilustre político vai ao ar hoje, às dez para o meio-dia, no programa 'Vanguarda Mix', vale a pena acompanhar!


Me despeço agora, logo mais estarei de volta, pois a partir de segunda-feira, levarei câmera, gravador e vou passar a entrevistar os Vereadores. Inclusive o Martim. Abraços a todos e espero que tenham gostado deste primeiro post, mas é só um esboço do que vem por aí. Tenham um ótimo final-de-semana e, como sempre faço nas redes sociais, convido a todos a participarem das sessões da Câmara Municipal, todas as segundas, a partir das 18:00 horas.

Fiquem com Deus.

2 comentários:

  1. Legal! Gostei da reportagem. Foi bem esclarecedora!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Neia; como fôra minha primeira postagem, acredito que fiquei devendo, mas pretendo melhorar... Fique de olho.

    ResponderExcluir