terça-feira, 22 de setembro de 2015

Observações rasteiras...


Cidadãos; preciso abordar dois assuntos rapidinhos aqui, Justiça e Mídia, espero que gostem... É só a minha opinião, sem muitos floreios ou com base em dados e fatos para corroborar a construção da minha visão, tentei deixar a coisa mais simples e fácil para o entendimento e para instigar o leitor a buscar as informações que por ventura aparecerem por aqui.

Pois bem...

A imagem que sempre tive de Juízes foi de pessoas extremamente capacitadas, inteligentes e imparciais, dispostas a escutar bastante as partes envolvidas, distantes de clamores midiáticos que muitas vezes induzem ao erro. Falo na interpretação fria da letra da lei, jamais passionais, tendenciosos, mas há anos isso vem mudando e essa imagem vai ficando cada vez mais no passado, revelando a inocência com a qual eu os via e admirava.

Hoje em dia eu tenho a impressão de que muitos foram seduzidos por altos salários, ou seja, muita gente sem a imparcialidade necessária, com o olhar fixo nos valores que lhes serão garantidos e, pronto, resolvem ser Juízes e daí, como em qualquer profissão, temos péssimos exemplos da categoria. E não falo só em altos salários, mas também nas inúmeras mordomias que lhes são garantidas e muitas delas explicitam sinais da falência moral da categoria.

Claro, sem contar que agora temos até Juízes e Ministros do STF extremamente midiáticos, dando exemplos claríssimos de que são partidários e tendenciosos e o que assusta, muita gente acha isso normal, certo, correto, não vêem nada de mal nisso, óbvio, até eles se verem em maus lençóis na Justiça. É o tal do "pimenta no dos outros é refresco"... Lamentável. A incapacidade das pessoas em se colocar no lugar de que está na mira desse tipo de pessoa, leva inúmeras a aplaudir seus algozes e reproduzir suas falas, mesmo as mais incoerentes nas redes sociais, como no caso do Ministro Gilmar Mendes que em uma hora diz que o PT, ao se aproveitar do dinheiro dos financiamentos de empresas está em vantagem sobre os demais partidos, para depois dizer que se acabarem os financiamentos, pronto, os demais partidos estarão em desvantagem. Complicado, parece até aquelas pessoas que chamamos de "coxinhas", incapazes de perceber que estão falando besteira e de peito estufado! Como sempre, muita massa e pouco conteúdo.

Tudo isso é lamentável, vejo gente endeusando este ou aquele Juiz, como se o cargo lhes conferisse uma aura imaculada de saber infinito, quando sabemos - todos - que não é bem assim.

Até agora, o Juiz Moro nada fez para contar o vazamento de dados sigilosos na sua cruzada anti-corrupção e o que envergonha, somente vazam informações que prejudicam um único partido frente a opinião pública, principalmente porque tais vazamentos tem destino, a revista Veja, a qual, sem pudores, usa e abusa de informações nem sempre honestas, como foi no caso da capa da edição lançada às vésperas do segundo turno das eleições; apontaram que o doleiro Youssef havia informado que o ex-Presidente e Dilma sabiam do esquema, fato esse que foi desmentido depois das eleições, revelando que o doleira havia dito que achava que eles deveriam saber, ou seja, exploraram o "achar" como verdade inconteste da participação de ambos. É, não é à toa que muita gente nem sabe que os petistas são minoria nessa roubalheira da Petrobras (com isso não estou querendo diminuir a importância dos fatos! Nunca! Roubou? Prova, julga e prende! Seja do partido que for. Simples assim. A imprensa brazuca parece não entender o que foi a Escola de Base, muito menos suas implicações), ninguém fala dos demais partidos, ninguém questiona por que as tais doações de campanha do PT são criminosas e que as dos outros partidos é de dinheiro santo, purinho. Sei que muita gente bebeu da fonte contaminada do que se convencionou chamar de P.I.G. (Partido da Imprensa Golpista, não sem razão).



O pior não é a mídia nos tratar como idiotas, o pior é aceitarmos que nos tratem de idiotas, sem questionar, sem discutir com profundidade, enfim, de agirmos como adultos capazes, como gente com um mínimo de discernimento para analisar as informações que nos chegam e que seja através da grande mídia (conheça teu inimigo!), seja através de novos canais que nos chegam com a internet.

Prestem atenção ao que lhes é informado, leiam, reflitam e sempre se perguntem: "A quem interessa essa matéria?" Aviso que nem sempre a resposta é: "Interessa ao povo brasileiro", aliás, geralmente não é essa a resposta mesmo.

Sei que o manchetismo tem muitos adeptos pelo Brasil, vejo isso em postagens nas redes sociais; muita gente lê a manchete e já vai postando, sem ler um pouco, sem pensar a respeito, parece que não dão valor para suas próprias opiniões, que não confiam em si mesmos e precisam de colunistas como os da Veja e seu neocon de quinta categoria. A pessoa lê e nem percebe que nada lhe foi explicado e que apenas encontrou alguém que se solidariza com ela, que fica apenas indignado como ela e pronto, 'tá feito o estrago, ganhou a pessoa pela bílis.

O pior não é a grande mídia nos tratar como idiotas, o pior é aceitarmos que nos tratem como idiotas... Aceitar tudo, sem questionar, sem discutir com profundidade, enfim, de agirmos como adultos, capazes, como gente com um mínimo de discernimento para analisar as informações que nos chegam e que, seja através da grande mídia (sempre repito o ensinamento de Sun Tzu: "Conheça teu inimigo"), seja através dos novos canais que nos chegam pela internet, leia de tudo, de publicação de extrema-direita mal-disfarçada, como a Veja, ou mesmo os "comunistas" da CartaCapital.

#ficaadica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário