terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

O Coxinha

O Coxinha típico é um afobado; pra ele é tudo pra ontem, pode-se até afirmar que sofre de uma ansiedade crônica brutal e, ao invés de procurar um psiquiatra e buscar tratar-se, ele nos brinda com as mais diversas pérolas em seus discursos afobados, traduzindo: impensados. Chegaria a dar dó, se não fosse o conteúdo de suas revoltas afobadas, que só causam indignação e vergonha alheia. E o fato de ser afobado, acaba por gerar inúmeros posts e comentários rasos e infelizes nas redes sociais, tudo fruto de uma não-pesquisa ou um não-pensar mais a fundo sobre assuntos que não domina.

É praticamente impossível encontrar coxinhas que realmente saibam do que estão falando, que estudam a fundo algum assunto, é tudo repetido do que a Veja e a Rede Globbels os municia; nada de buscar alguém melhor informado ou com credenciais de maior peso, muito menos aproveitar a internet para procurar dados que corroborem o que pensam. Nada, eles tem que falar e falar e falar e falar, só.

Às vezes parecem estar perdidos entre surtos esquizofrênicos violentos, devido a incapacidade de compreender os fatos e visões simples sobre o país e o mundo vindas de pessoas que não compartilham de seu pouco conhecimento. Ah, vai explicar pra Coxinha que o mundo está em crise! Não faça isso, pois ele não entende, pra Coxinha, o Mundo é por onde ele transita e só. Aliás, o mundo do Coxinha está girando ao redor de seu próprio umbigo.

Você poderá explicar e desenhar, mas não tem jeito, ele se reveste da empáfia do Grande Conhecedor, do Cacique Sabe-Tudo de tudo e não aceita nem ao menos investigar o que você diz, não há modo; se você não estiver em concordância com a forma estreita com que o Coxinha enxerga nosso país e o mundo, sua opinião não vale e ele jamais aceitará nada do que diga e não adianta você fundamentar sua argumentação com dados, vídeos, documentos, palavras de quem sabe muito mais do nós e ele, não rola, ele não assiste os vídeos, não interpreta os dados, muito pelo contrário, grita, esbraveja, belisca o mamilo com força, faz o diabo e assim, não percebe a própria ignorância, nem enxerga as próprias falácias. Isso quando o discurso ad hominem não deturpa de vez as discussões, afinal, é sempre muito mais fácil atacar o Homem, não a Idéia. Aliás, desrespeitar os outros e suas escolhas é algo bem típico do Coxinha, ele adora dizer que quem votou na Dilma é "imbecil", "idiota", "burro" e daí pra baixo. Ele sonha com um
mundo onde só a sua opinião é que vale, pois no fundo, todo Coxinha é preconceituoso e autoritário. É difícil para o Coxinha entender que na Democracia, o voto do pobre tem o mesmo peso que o dele. Ele quer ser diferenciado, não quer o pobre frequentando os locais que ele acredita que existem apenas para ele. Pobre em aeroporto, com carro, viajando em cruzeiros? Nunca. Para o Coxinha, lugar de pobre é na favela e pronto acabou. Os que se derem bem, podem trabalhar na casa deles e os que não vencerem na vida, podem aparecer no Datena estirados no chão, que isso enche o Coxinha de uma alegria inconfundível.

Agora, um dos fatos mais interessantes sobre qualquer coxinha é a forma como atua quando fala besteira e a gente pega, ah, daí é um show, um festival de grosserias que rapidamente distorcem o tema proposto e toca pular de assunto em assunto.

O Coxinha típico não consegue compreender questões óbvias, por exemplo, se você fala da necessidade de um programa como o Bolsa-Família, logo surge um falando que é dar esmola com o dinheiro dos outros, ele não enxerga o seu papel na construção de uma sociedade melhor, mais justa, menos desigual e mal consegue disfarçar a verdade única e avassaladora: Coxinha só pensa em si mesmo. Isso é ponto-pacífico. O Coxinha não entende o seu papel na sociedade e com a internet, encontrou um modo de ser ouvido e sentir-se de uma certa forma representado, pois o Coxinha é oriundo da classe média (sim, tem pobre coxinha, mas esse é caso à parte, é uma questão de imitar aqueles que eles admiram, o Médico, a dondoca e ao conseguir comprar um carrinho melhor, frequentar os mesmos locais onde estes se encontram, pensam ser iguais e começam a repetir o que eles falam, isso acontece bastante quando a "Senzala" encontra a "Casa Grande", sim pode parecer forte a metáfora, mas é a forma como o Coxinha quase entende), sem esquecer, que os demais coxinhas estarão até enojados com o fato da clientela ter "caído de nível". Agora, é óbvio que a classe média não conta com uma representatividade política como os trabalhadores, muitos menos como os ricaços, para o Coxinha, pra classe média, sobrou apenas o papel de transmissor ideológico, por isso existem aos montes na internet, quase dominando as redes sociais com seu infindável, inexorável e mal-disfarçado ódio.

Todos os dias eu vejo coxinha passando vergonha nas redes socias, todos os dias, e isso não me parece que vai parar tão cedo (costumo dizer que é mais fácil acabar a "Malhação" do que o mimimi do Coxinha), o fêissebuque às vezes parece o Muro das Lamentações. Agora, vai entender as reclamações! Você corre o risco de ficar tão louco quanto ele, vejamos: o Coxinha quer o impeachment da Dilma, mas não sabe, nem faz idéia de como funciona a linha sucessória, aliás, impeachment para ele é só uma palavra (da moda, Coxinha sem correr atrás de modinha, não é um Coxinha legítimo), não sabe como funciona, se soubesse entenderia que está falando besteira, afinal, é preciso provas, não 'achismos' e olha que ele sempre "tem certeza absoluta" que a Dilma é corrupta, sim, ele tem certeza, mas não caia na besteira de perguntar porque ele está tão certo, a resposta não fará sentido algum, pois estará sempre recheada de lugares-comuns e subterfúgios tendenciosos e maliciosos. O sonho do Coxinha, em qualquer discussão é te aporrinhar tanto que você o deixa falando sozinho, isso é a Glória pra ele, pois vai gritar aos quatro cantos que "ganhou" uma discussão.

Auxiliar o Coxinha a escapar das amarras paradigmáticas que o envolve é praticamente impossível; em uma discussão com um Coxinha, não se espante se ele não responder a nenhuma das suas perguntas - particularmente creio - que ele nem lê  que escrevemos, o que importa é uma enxurrada de pensamentos repetidos que ele vai encontrando em páginas de amigos coxinhas ou na Bíblia Coxinha (a Veja).

O Coxinha é o resultado da podridão da nossa mídia.

Às vezes penso que estão em uma competição pelo título "Coxinha de Ouro".


2 comentários:

  1. "[...] ele jamais aceitará nada do que diga e não adianta você fundamentar sua argumentação[...]" vimos isso ontem mesmo kk
    Sabe, Flavião, eu fico imaginando se, em hora nenhuma eles não criticam as matérias vistas na comunicação em massa (como comentado no Blog)... imagino se eles realmente acreditam em tudo o que há naquele negócio. O pior de tudo são os coxinhas intelectuais. Usando de palavras bonitas, sem nenhuma prova ou coerência em suas frases, apenas dizendo: "A Dilma é culpada por tudo, inclusive a falta de água ou o meu gás acabar". A chuva que não vem: "P#rr# PT, até quando ocêis farão isso?!".

    ResponderExcluir
  2. Eu penso o mesmo, pois é tão fácil hoje em dia nos informarmos, o mundo está ao alcance de um clique! Não sei é como não sentem vergonha...

    ResponderExcluir