sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Vs! Em três atos...

Primeiro Ato

Cidadãosvez e nos deparamos com assuntos importantíssimos para nossa cidade não sendo tratados da forma como gostaríamos e - principalmente - da forma que entendemos como correta, aliás, na maioria das vezes, observamos que tais assuntos vem sendo tratados muito aquém do que entendemos por processo democrático, às vezes, subvertendo o próprio conceito de Democracia.

Agora, acreditamos que um novo espírito nasceu com as manifestações do ano passado e é triste não vê-lo melhor aproveitado. Queremos dizer, passamos a observar uma mudança, ainda muito lenta, de sociedade passiva, que aceitava desmandos políticos com uma passividade bovina secular, para uma sociedade que quer fazer valer seus direitos, quer participar para a melhoria de seu país; entretanto, para melhorarmos o Brasil, devemos buscar "limpar nosso quintal", nossa cidade.

Podemos constatar pelas postagens e comentários nas redes sociais, que muitas pessoas estão indignadas com as decisões lá em Brasília e deixam de lado a importância do que é decidido em suas cidades, evitando ao máximo participarem da cena política que tanto lhes diz respeito. Geralmente, essas pessoas são até violentas em suas colocações - muitas vezes - partidárias e, em se tratando da política feita em nossa cidade, simplesmente lavam as mãos, num 'pilatismo' vergonhoso que precisa encontrar um fim, pra ontem!

Há algumas semanas, tivemos uma Audiência Pública que visava aprovar mudanças que afetarão nossa cidade e nossas vidas, pois são medidas que, para o Bem e para o Mal, impactarão em nossa sociedade, contudo, não sabemos se vocês tem noção do "andar da carruagem" em nossa cidade, como "funciona" nossa política, porém - aos incautos - avisamos que estamos relegados ao papel de eleitores apenas, pois é essa a única importância que temos e o motivo para sermos tratados com todo o respeito, em época de eleição - claro - afinal, depois de eleitos, nossos representantes se esquecem de nós e, muitas vezes somos até mesmo ignorados sem a menor parcimônia. Um exemplo claro de desrespeito aos cidadãos é a insistência em se agendar uma Audiência Pública importantíssima para nossa cidade, às 09:30 da manhã de uma sexta-feira! Nosso povo é trabalhador e esse horário restringe a participação popular drasticamente e não seria exagero dizer que tal escolha infeliz de horário, seja apenas para agradar e ouvir apenas potenciais investidores, em detrimento da população. Algumas pessoas que participaram da Audiência Pública relataram desconfiar que muitos dos presentes nem ao menos residem em nossa cidade, mas são pessoas com interesses aqui, sem contar que lhes pareceu haver uma ânsia em finalizar a audiência o mais rápido possível.

Porém, entendemos que este não é o único problema, acreditamos que o mais vergonhoso nessa história é a tal da "Inclusão"... Explicamos melhor, quando existe o interesse da Prefeitura em aprovar algum projeto em especial e para manter o povo alheio a votação na Câmara, o projeto é enviado nos 45 minutos do segundo tempo à Casa de Leis, não dando tempo para que a sociedade civil se articule para participar da sessão. Tal prática deveria ser banida da nossa política, pois é a clara violação do nosso direito de nos manifestarmos, tanto favoráveis quanto contrários a quaisquer temas propostos. Isso é de uma total violência contra o próprio sentido de Democracia e um desrespeito aos cidadãos. Muitas são as pessoas que entendem que a mudança da Câmara Municipal para longe do centro, deu-se única e exclusivamente para dificultar o acesso da população, para que fiquemos alheios a quaisquer decisões polêmicas - ou não - que "nossos representantes" tomem.

Segunda-feira que vem, teremos a última sessão da Câmara de Vereadores no ano e tudo indica que a alteração no Plano Diretor será votada pelos Edis; dissemos "tudo indica" porque até agora nada desse projeto entrar na agenda da nossa Casa de Leis, o que leva a crer que será mais um caso de apresentação aos "45 do segundo tempo", para não perderem o hábito de nos deixar de fora do que é importante.

Não gostamos dessa postura e uma forma de nos posicionarmos contrários a tal procedimento é estarmos lá em peso, mostrar aos nobres Vereadores que estamos atentos e mais, darmos um recado ao Prefeito para que sejamos enfim respeitados, para que cessem essas Audiências Públicas em horários que impossibilitem os Pindamonhangabenses de participar e dar suas opiniões e mesmo contribuições para uma Pindamonhangaba melhor para todos.

Juntem-se a esse esforço, aguardem maiores informações sobre as alterações e seus efeitos em nossa sociedade e, Vs, participem da sessão da próxima segunda-feira. Deveremos ser muitos novamente.

Segundo Ato

Vs!

Como prometido, estamos de volta com maiores informações acerca das alterações do Plano Diretor de nossa cidade, mas antes devemos alertar que é chegada a hora de voltarmos a condição de Vs; isto é, chegou o momento de demonstrarmos nossa força e a vontade suprema do POVO. Todos queremos uma cidade melhor e o respeito ao processo democrático, garantindo esclarecimentos a população, não devemos mais aceitar que qualquer coisa nos seja enfiado goela abaixo, não devemos mais assinar cheques em branco à Prefeitura.

Após estudarmos, com nossas limitações, as alterações propostas e, principalmente, a forma nada democrática e repleta de furos com a qual se deu a audiência pública, portanto, recomendamos a participação popular direta, na Câmara de Vereadores de nossa cidade na próxima segunda às 18:00, para unirmos forças e barrar tais alterações, afinal, queremos processo democrático e não imposição, queremos o respeito ao cidadão e estudos mais aprofundados sobre os impactos em nossa sociedade.

Em São José dos Campos, foram marcadas cinco audiências públicas para se tratar de uma única proposta, em nossa cidade, apenas uma única audiência pública para lidar com 12 propostas!

"Um processo democrático de escolha popular envolve tempo para a discussão e o amadurecimento de idéias com diversos setores da sociedade; sendo assim, entendemos que a apresentação de 12 propostas de alteração do Plano Diretor de toda a cidade ocorrida em pouco mais de 01 hora e a discussão destas propostas também em pouco mais de uma hora não constitui um processo de escolha e participação popular, mas sim um processo de imposição das propostas de uma Prefeitura que nos parece, talvez, incorrer no erro de representar poucos em detrimento da maioria da população".

Nos veremos na Câmara!

Sejamos Vs!

Terceiro Ato

Clique no link abaixo e confirme sua presença!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário