quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O Efeito Kiko

Cidadãos; todos conhecem o personagem Kiko, interpretado pelo ator mexicano Carlos Villagrán, no tele-seriado "Chaves" exibido pelo SBT desde o grito do Ipiranga. Bem, trata-se de um garoto irritan, meio bobo e mimado que me lembra em muitos os atuais defensores de um processo de "impeachment" da Presidente Dilma Rousseff; para quem estava em um casulo no espaço nos últimos dias, informo que após disputadíssima eleição, Dilma foi re-eleita para o cargo máximo de nosso país, com uma margem de votos bastante estreita e de alguns dias pra cá, alguns setores inconformados com a derrota, passaram a agir como crianças choronas e desesperadas. Lembram daquela criança que tem uma bola e que contrariada a pega e acaba com a brincadeira? Pois bem, são essas as que inspiraram tanto o texto como o título. Com a derrota do candidato tucano, para essas pessoas acabou a brincadeira, no que chamo de democracia tucana (que só vai até a página 2). É impressionante acompanhar a chuva de lágrimas e ódio que se faz ouvir diariamente nas redes sociais e nas manifestações de rua... E é triste ver esse espetáculo de canalhice vexatória e espumante.
Muita gente anda fazendo troça com essas pessoas, que apresentam com prova, o fato de que um e outro andaram reclamando de problemas na hora de votar, gente que afirma ter chegado em sua Zona Eleitoral e descoberto que alguém já havia votado em seu lugar, infelizmente, esse pessoal parece não compreender que o mesmo erro pode ser reclamado por ambos os lados, não é porque três ou quatro cidadãos não conseguir exercer seu direito que todo o sistema está comprometido; problemas acontecem e sempre aconteceram. Contudo é inegável que alguns setores, inclusive se fazem valer de fraudes para apontar que houve fraude (!), como foi o caso de uma postagem de um suposto mesário que afirmava que uma das urnas - em Campo Grande, na Paraíba - já indicava 400 votos a favor de Dilma. Rapidamente o caso foi investigado por internautas que descobriram que apesar da afirmação, a urna em questão estava no Rio de Janeiro, o tal mesário não existia. O interessante nisso tudo é a incapacidade das pessoas em buscar se informar, alguém postou, pronto, é a mais pura verdade incontestável e 'bora compartilhar com todo mundo! Também tem um sujeito que vira-e-mexe posta algo sobre o assunto, por não ter - acredito eu - conseguido votar, então no raciocínio dele, é tudo uma manobra do PT.

Claro, eu seria ingênuo ou mesmo mau-caráter se alegasse achar impossível fraudar uma urna eletrônica, afinal, já foi mais do que divulgado e sempre através de pessoas bastante experientes na área, mas eu seria um incompetente se não questionasse a legitimidade das urnas do Estado de São Paulo, que re-elegeu Geraldo Alckmin com uma esmagadora maioria ainda no primeiro turno, eu achei suspeito, principalmente por saber que suas ações deflagraram todas as manifestações Brasil afora, que o Estado de São Paulo é o único onde a infame Progressão Continuada está a pleno vapor (digo isso porque um das grandes reivindicações vistas nas ruas foi exatamente pela Educação e muita gente hoje já sabe da responsabilidade do governo estadual sobre o assunto), as mentiras sobre a falta d'água, desde a inexistência de obras reparadores em tubulações que perdem por volta de 30% de água, a falta de atitude ao saber que poderia enfrentar um problema dessa magnitude, os racionamentos marotos que todo mundo sabia que estavam acontecendo, mesmo com o Governador mentindo e reiterando a mentira dia-após-dia... Então, eu poderia dizer que por tantos motivos, não há porque acreditar em sua expressiva votação, aliás, muitos até hoje não acreditam, enquanto outros tantos confiam piamente, só que não no caso de Dilma, daí sim - segundo essas pessoas - houve fraude. Chega a soar ridículo, se o candidato do PSDB, com todos os seus defeitos, foi re-eleito, não tem problema, 'tá certinho, mas se a candidata do PT foi re-eleita, só pode ser fraude! Esse tipo de pensamento revela a imaturidade dessas pessoas, a falta de senso crítico e principalmente vergonha na cara e não importa se o candidato derrotado e seu partido reconhecem a Vitória de Dilma, para essas pessoas, essas posições não são nem ouvidas, quanto mais aceitas.

É tanto 'mimimi' nas redes sociais que me pergunto se essas pessoas sabem o que significa a palavra Democracia... As pessoas perderam a vergonha de falar besteira e vão disparando absurdos de todos os níveis. Como por exemplo, no caso da revista Veja, que tentou dar um golpe na Democracia, antecipando para sexta-feira anterior a eleição, uma edição que a esse tipo de 'leitor', dava a total impressão de que Lula e Dilma sabiam do esquema de corrupção na Petrobrás e isso foi o estopim para toda uma leva de pessoas ditas inteligentes, de pronto aceitaram sem pestanejar uma tendenciosa matéria sem comprovação. Como vimos no julgamento do mensalão (petista, pois do mensalão tucano jamais veremos acontecer), não se necessita mais de provas, tudo que se precisa é ter a palavra de um bandido. "Provas? Pra que provas? É do PT, é corrupto!" Parece-me ser assim que funciona o senso de justiça para certas pessoas, elas nunca sabem de nada, não tem uma boa interpretação de texto e seguem desafiando a lógica e se recusando a ver provas contrárias. Se falou que alguém do PT roubou uma caneta, a pena certamente seria a cadeira elétrica.

Vivemos tempos estranhos, onde ponderar, refletir, perderam espaço para o imediatismo da sentença instantânea. Esse pessoal que foi às ruas pedir o impeachement da Presidente, representa o ser-humano num sentido mais bestial da palavra, algo que todos deveríamos rechaçar e entender como minoria, porém, não é isso que acontece, a ignorância vem ganhando espaço numa velocidade estonteante e, me parece, até contagiosa. Gente que normalmente, no passado, seria referência pela discrição, pela busca de Conhecimento, hoje é substituído por pessoas que cederam aos impulsos mais primitivos, como aqueles que espancaram uma Mulher até a morte, apenas por acreditarem que ela estaria envolvida em um crime de sequestro de criança! Sim, apesar das aparências, essas pessoas estão cada vez mais brutalizadas, mais violentas e ao invés de dar o exemplo, se rebaixam vigorosamente e ainda sentem orgulho, afinal, são endeusadas em seus círculos por posicionamentos subterrâneos sobre quaisquer assuntos. É tanto egoísmo que acredito que tal sentimento seja capaz de cegar e incapacitar as pessoas de se observarem vomitando imbecilidades aos quatro ventos e sendo aplaudidas por diplomados que tem tudo, menos capacidade para entender o básico. É uma orgia de estupidez e ignorância sedutora, que vai cegando mesmo aqueles ao redor dos poucos que ainda conseguem manter a calma e um certo distanciamento para poder emitir um 'parecer' e essas pessoas, vão ficando sozinhas, porque não comungam das mesmas insanidades tão amplamente aceitas por gente, que outrora diríamos de "Bem". Sem dúvida, uma das maiores "contribuições" para o pleno entendimento da política em nosso país, veio com o fêissebuque, sim, essa ferramenta transformou-se no principal agente de notícias para muitas pessoas e basta aparecer ali, na postagem de algum amigo de amigo do amigo, que pronto, nem precisa checar, é a mais pura verdade! Sim, muita gente boa só precisa ler uma fotinho de algum político com alguma "notícia" que acredita, "#somostodoscrédulos" agora, simples assim. E sim, essas postagens são como rastros de pólvora aos incautos, pois hoje em dia as pessoas se prestam a compartilhar títulos (manchetes) e não se importam nem em ler o restante.

O que nos resta agora é o fim dessa insanidade e dessa falha de caráter que não aceita a derrota e que fica nos brindando com postagens de mau-gosto e "mimimis" eternos. Chega, saibam perder decentemente e o que é mais importante, com HONRA.

É difícil acreditar, contudo, essas pessoas que ficam de choradeira e manifestações estúpidas estão servindo a propósitos ainda mais próximos do núcleo da Terra, pois estão validando e aplaudido até quando adversários da Presidente legislam contra o próprio povo.

Claro, eu não poderia deixar de mencionar aqui o meu total desprezo a pessoas que andam fazendo
postagens imbecis, ofendendo nordestinos, para eles, os "culpados" pela Vitória de Dilma; já vimos isso acontecer quando José Serra foi derrotado em 2010, fato que até rendeu um processo para uma Mulher que exaltou-se e destratou ferozmente o povo nordestino; aliás, pensei que eles já tivessem aprendido a lição... Mas não, pioraram, já tivemos pessoas pedindo até mesmo por um muro para dividir o país! E o que é pior, em sua cegueira, essas pessoas, falaram tanta besteira que fica praticamente impossível numerar. Agora, o que me chama atenção até agora é a total incapacidade de compreender que até em Minas Gerais, berço de ambos os candidatos, apresentado como um grande sucesso do opositor de Dilma, o rejeitou! E olha que ele saiu do Governo do Estado com 92% de aprovação, que me levou a brincar dizendo que em Minas ele caíra de um cavalo de 92% de altura.

A candidatura de Aécio era fraca, desde o princípio, uma pessoa com uma vida toda dedicada ao pior da política, afinal, já começou mal, quando aos 17 anos ganhou emprego de assessor em Brasília, mas isso é o de menos. O impressionante nessa campanha mesmo, pra mim, foi o cinismo, a baixaria que vi emergir desse 'boneco' midiático, um ator que podia falar o que bem entendesse, mas não que não aceitava receber críticas, às quais sempre reagia como um filhinho-de-papai mimado. O quanto mais sua vida pessoal e práticas eram esmiuçadas na internet, quanto mais podres surgiam, mas cegos tornavam-se seus eleitores, completamente irracionais, a tudo combatiam dizendo que eram mentiras e manipulações, montagens, mesmo sabendo que ele processara o google para retirar dos mecanismos de buscas, quaisquer ligações de seu nome ao consumo de cocaína. E sempre que íamos levantando acontecimentos aqui e ali, nada daquilo convencia, como no caso do Mineirão, que rendeu uma bela demissão ao Jornalista Jorge Kajuru, que apenas mostrou que a entrada para pessoas portadoras de necessidades especiais estava fechada (contrariando Lei Federal) para que por ela entrassem seus amigos vips. E o que mais impressiona é que uma das desculpas dos eleitores do Senador é de que foi essa "baixaria" que derrotou o tucano. É tanto podre acerca do candidato opositor que se 1% fosse verdade, ele já não mereceria tornar-se Presidente. Mas o pior é ter que engolir que muita gente realmente acredita nele como se ele fosse uma espécie de santo e que as suas mentiras nunca existiram, existiram sim! E eram pesadas! Ele apostava na máxima de Goebbels descaradamente, por isso as repetia ad aeternum. Hoje acredito que a razão para tantas mentiras seja exatamente porque ele sabe que seus "fãs" são pessoas dotadas de uma soberba tal, que não procuram se informar, ir a fundo e aceitavam bovinamente o que ele lhes disser. Sua palavra, para essas pessoas é lei imutável e irrefutável. Eu, bem eu já acho isso lastimável.

O que resta agora é torcer para que o Efeito Kiko passe e as pessoas se dediquem ao Conhecimento e rapidamente! Chega de vomitar cretinice de desinformado! Ainda mais agora que precisamos urgentemente de união - a qual, no momento, parece improvável (pois a dor da derrota parece-me que vai continuar por muito tempo), mas que é de extrema urgência, pois é tudo o que os maus políticos querem. Se não nos unirmos, colocaremos a perder, muitos dos avanços dos últimos anos e principalmente o que foi feito para aproximar a sociedade da política exercida em nosso país, um passo nesse sentido os políticos já deram, só falta perdermos tempo com briguinhas e "mimimis", enquanto os verdadeiros inimigos se refestelam com a nossa estupidez.

Então, chega, acabou, Aécio perdeu, Dilma ganhou. Aceitem de uma vez, que já está ficando feio pra vocês. Percebam que os petistas nem estão ligando, fazendo passeatas e atos contra esses pedidos infelizes de impeachment, a mídia já lhes deu as costas e quando falam das manifestações que vocês vem marcando pela internet, o tom de galhofa é sempre evidente. Aprendam a viver na Democracia. Custamos tanto para conquistá-la que me dói na alma ver gente pedindo a volta da ditadura... Mas isso é assunto para outra postagem. Portanto, fica a dica, parem de se comportar como o Kiko, beleza? Bom dia a todos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário